header


Estratégicas fundamentais para professores da Educação Infantil

Publicado em: 17/08/2019

Ser professor na Educação Infantil é sentir uma energia maravilhosa e pura que vem das crianças, que nos enxergam como mestres que sabem tudo. São crianças geralmente muito afetuosas, carinhosas, gostam de abraçar, beijar, fazer carinho no cabelo, etc. Costumam inclusive reproduzir a aula em casa, nas brincadeiras de faz-de-conta. Muitas famílias me relatam essa cena e eu fico muito feliz e grata, pois sou professora e isso demonstra que minha aula afetou a criança positivamente.
Cada faixa etária tem seus desafios, suas especificidades, que devem ser levadas em conta, no momento de escolher as propostas, recursos, espaço, rotina, tempo de aula, etc.
 
Hoje quero compartilhar estratégias que podem te ajudar a interagir de forma mais satisfatória na Educação Infantil. Pegue seu caderninho para anotar:
 


1. A Rotina é fundamental 

A rotina traz bem-estar e segurança para a criança. Essa rotina deve ter uma intencionalidade em cada ação, levando em conta o plano de aula preparado, a duração de tempo da aula, a faixa etária das crianças, etc. Nesta rotina, devem ter momentos onde a criança possa se expressar, se movimentar, explorar e brincar livremente. Também devem ter momentos onde a atenção e o silêncio são valorizados. Porém a criança só irá se concentrar, se a proposta estiver de acordo com os interesses dela. Essa organização, porém, não pode ser rígida, pois na educação infantil, é comum surgirem situações inusitadas. Planejamento, organização e flexibilidade são fundamentais!!!
 


2. Propostas de acolhida integram e trazem bem-estar 

Sempre eu início minha aula com uma roda de canções. Neste momento, temos canções de acolhida, que utilizam gestos, socialização, elementos surpresas, etc.
 
Para saber Dicas de Repertório na prática - CLIQUE AQUI
 


3. Faça um aquecimento em pé para energizar 

Na educação infantil, o lúdico é fundamental em todos os momentos. O prazer e a estratégia , que você sabe que seu aluno demonstra interesse, precisa permear todos os momentos de sua rotina.
Para aquecer o corpo, as músicas com movimentos dirigidos ajudam a tornar tudo muito divertido!
 
Criança precisa de movimento, por isso, incluir propostas que estimulem os aspectos psicomotores são de suma importância, em todas as faixas etárias e principalmente na educação infantil.
Segue uma proposta com a paródia: “Preste Atenção” (Débora Munhoz Barboni), que está no meu CD - Canções para Brincar vol.1faixa 8 ).


Para adquirir o 
CD - Canções para Brincar - vol.1 com esta canção – CLIQUE AQUI
 
As propostas foram enviadas pelas professoras Josiane Silva Reiner, Daila Cristina Gauche Martins. Vejam que a mesma música sugere várias brincadeiras diferentes
 
   "Preste Atenção" - Coreografia -
CLIQUE AQUI

 
   "Preste Atenção" - com Caixa - 
CLIQUE AQUI
 
 

4. Novamente: Criança é movimento 

Brincadeiras em roda sempre fazem parte da minha rotina de aula, que são propostas ligadas ao movimento e representações. Quando utilizamos estas atividades nas aulas, estamos indo ao encontro das necessidades e interesses da criança, que é brincar, interagir e se movimentar. Sendo assim, ela terá foco e atenção nas atividades, terá prazer em repetir e assim, estará consolidando sua aprendizagem de forma prazerosa. Explorando seu corpo, através de movimentos, a criança é capaz de vivenciar os elementos musicais como ritmo, andamento, pulso, dentre outras habilidades essenciais para a prática musical, contribuindo para o desenvolvimento psicomotor da criança, o que a auxiliará quando for utilizar e tocar um instrumento musical no futuro.
Através de atividades coletivas, a criança vai formando sua identidade, aprende a se relacionar e a cooperar com os demais. Brincadeiras de roda com cantigas do folclore, por exemplo, são atividades que promovem um grande estímulo no cérebro, pois necessitam de diferentes coordenações. É necessário cantar, dançar, sincronizar o movimento para a roda girar no andamento adequado, prestar atenção nos comandos sugeridos durante a canção, além da parceria entre todos os amigos que estão brincando e se socializando. Desta forma, a criança exercita sua criatividade e imaginação, sua desinibição e aprende também a respeitar as regras do jogo e a cooperar, além de apresentar à criança valores culturais do seu meio.
Vejam uma proposta na prática. A música se chama: “Vai Começar“ (Debora Munhoz Barboni) , faixa 1 e está no meu CD - Vai Começar vol.1. Proposta maravilhosa realizada pelas professoras Josiane Silva Reiner, Daila Cristina Gauche Martins. 

Essa atividade é muito interessanre para ligar uma atividade de movimento com uma história. Observem que a música pede para as crianças terminarem a canção, sentadas, o que prepara/conduz para o momento da história.


Para adquirir o 
CD Vai Começar vol.1 com esta canção – CLIQUE AQUI
 
   "Vai Começar" - em Roda - 
CLIQUE AQUI

 
   "Vai Começar" - com Bambolês - 
CLIQUE AQUI
  

Segue outra opção para crianças das séries iniciais do fundamental (2 a 3 anos)

   "Vai Começar" - crianças de 2 a 3 anos - 
CLIQUE AQUI
 

Obs.: Vejam que a mesma música foi utilizada em diferentes faixas etárias, porém com estratégias diferentes.
  


5. A importância do cuidar e educar

Até pouco tempo atrás, a Educação Infantil era vista como um ambiente assistencialista, ou seja, um lugar onde as crianças eram alimentadas, tinham a rotina de sono, banho, etc.
Hoje com os avanços da Neurociência, sabemos cientificamente que a Educação Infantil é considerada uma das etapas mais importantes da vida escolar do seu humano. Tudo que a criança desta faixa etária vivência, fará toda a diferença no adulto que ela será no futuro. Portanto, o cuidado hoje não se resume apenas no sentido assistencialista (que é fundamental). O cuidar faz referência ao olhar observador do professor que conhece seu aluno e prepara as propostas cuidadosamente de acordo com os interesses e necessidades desta criança, para que ela tenha vontade de interagir. É o cuidado que temos ao escolher os materiais , repertório, preparar o espaço, etc para que assim possamos proporcionar um ambiente de aprendizagem , onde a criança possa ser educada, brincando, interagindo, alimentando sua mente.
 


6. Utilize histórias para transitar de uma atividade para outra

A aula de música possui muitos momentos focados na apreciação, criação, performance (fazer musical). Quando utilizamos uma pequena história para ligar as atividades, o contexto se torna mais significativo para a criança e é isso que buscamos: que a criança vivencie fortemente a proposta, para que realmente tudo faça sentido para ela
 
Segue um exemplo de História Cantada. Para assitir, 
CLIQUE AQUI
 

Para adquirir o CD - Canções para Brincar - vol.1 com esta canção – CLIQUE AQUI


7. Atenção e Concentração

Crianças na educação infantil são agitadas por natureza. Quanto menor ela é, menor sua concentração, principalmente em momentos dirigidos. Portanto, quando perceber que seu aluno se desconcentrou, ao invés de gritar, trabalhe com uma canção ou brincadeira com elementos surpresa. Exemplo: "Atenção, concentração, vamos agora falar o nome de instrumento..."

Veja um exemplo neste video da 
Musicalização Divertida - CLIQUE AQUI
 
 

8. Inclua no final da aula, um momento de relaxamento  

Momentos de relaxamentos desaceleram, trazem bem-estar e ajuda a criança em seu autoconhecimento.
Pode ser uma história de mãos, uma canção que sugere movimentos relaxantes, yoga, um relaxamento guiado pelo professor com música de fundo, etc.



9. Faça cursos de especialização 

Apesar de estar muitos anos atuando na sala de aula, eu sempre estou fazendo cursos, lendo bons livros e invisto em materias que fazem toda a diferença nas minhas aulas. Aliás, sempre estou refletindo no meu planejamento, sobre o que posso melhorar.
Sim, nasce um professor, nasce um aprendiz. Os cursos que faço, que me deixam mais satisfeitas, são aqueles que aliam a teoria à prática, que me fazem refletir, pensar e me fazem perceber que eu ainda tenho muito o que aprender e isso é maravilhoso!
Para sua formação continuada, busque cursos que falem sobre desenvolvimento infantil, com embasamento teórico das atividades práticas, que trabalhem dentro das propostas ativas da educação. Isso te trará um aprofundamento muito superior e te fará um profissional de alta performance.
 
Caso você tenha interesse, tenho cursos online que atendem o mundo inteiro: cursos de 4
h, 20h e 120 horas - CLIQUE AQUI. Em cada um deles você receberá os vídeos com o passo a passo das propostas, o embasamento teórico de cada atividade, apostilas para impressão, as músicas em MP3 e Certificado. Se tiver dúvida, me chame no whatsapp: 11 97647-6562

Também tenho cursos presenciais. Consulte nossa agenda - CLIQUE AQUI


Espero que tenham gostado das minhas dicas!!!
Existem outros artigos, publicações e videos, basta acessar e conferir!

Quero te convidar a participar de um dos meus Grupos de Estudos!  É gratuito e você receberá todas as notícias da página em primeira mão, além de brindes exclusivos.
Quer saber como? 
Me adicione no whatsapp: 11 97647-6562
 

Até a próxima,
 

Débora Munhoz Barboni
www.cantinhodamusica.com.br

 





Copyright© 2019 Cantinho da Música. Todos os direitos reservados