header


6 Dicas para você Iniciar sua Aula de forma Divertida e Cativante

Publicado em: 20/07/2019

6  DICAS para você iniciar sua aula de forma DIVERTIDA e CATIVANTE !!!

 
Se você é professor, provavelmente já começou ou está prestes a  planejar suas aulas para o semestre. O momento de acolhida, sempre é muito importante, porque dependendo da atividade que você escolher, as crianças se sentirão bem ou não por estarem ali na escola, na sua aula. Um ponto importante para refletirmos, é que na primeira semana de fevereiro ou agosto, sempre temos alunos novos, em fase de adaptação. Quero compartilhar com você, 6 formas que eu particularmente gosto de iniciar minhas aulas. 
 

1. Propostas com elementos surpresa 

A professora Cynthia Saldanha de Oliveira utilizou minha canção “Caixa Surpresa” (faixa 14 do CD - Vai Começar - vol.1) para iniciar uma aula aberta. Acho muito interessante e funcional utilizar propostas com elementos supresas para iniciar a aula, principalmente nos primeiros dias de aula. Assim você capta a atenção das crianças com naturalidade. No vídeo abaixo você consegue visualizar um trechinho - CLIQUE AQUI (ou na figura abaixo).


















 
Para adquirir o CD Vai Começar vol.1 com esta canção – CLIQUE AQUI

Se você trabalha com os bebês, segue outro vídeo com opção de repertório e recursos para a roda de canções,  para você iniciar sua aula com leveza e alegria com os pequeninos!!! 


















 CLIQUE AQUI para assistir o video acima

Muitas vezes (especialmente com bebês e crianças pequenas), é preferível utilizar uma canção para captar a atenção e trazer bem-estar (principalmente se na sala tem crianças chorando com saudades dos pais). Outra canção muito útil para estes momentos, é a minha canção “ Toc toc”- faixa 2, também do
CD - Vai Começar - vol.1. Além de trabalhar com elementos surpresas, é uma canção que enfatiza a altura do som (grave e agudo). Vejam o vídeo enviado pela querida professora Tati Camargo - CLIQUE AQUI para assistir.



















Para adquirir o CD Vai Começar vol.1 com esta canção – CLIQUE AQUI
 
 

2. Propostas de interação ou que utilizam o nome de cada criança

Essa é uma das  minhas formas preferidas de iniciar a aula (especialmente com crianças que já me conhecem), pois geralmente eu utilizo uma canção interativa utilizando o nome de cada criança: "Olha o camaleão, olhe o rabo dele, segura com firmeza, senão ele cai, vou chamar (nome da criança) para me ajudar. Escolha uma brincadeira cantada que promova a interação das crianças de forma ativa. Uma sugestão,  é a canção folclórica gravada por mim no CD - Canções para Brincar - vol.1 e que foi utilizada pela querida professora Alba Marília - CLIQUE AQUI e assista este video.



















Para adquirir o CD Vai Começar vol.1 com esta canção – CLIQUE AQUI


3. Canção de boas vindas 

Com salas muito numerosas, fica difícil cantar uma canção utilizando o nome de cada criança. Uma sugestão é iniciar a aula com uma canção bem alegre, de boas-vindas! Já dizia Piaget: "Sem motivação não há aprendizagem". Sempre é bom receber os alunos com alegria e entusiasmo! A música tem este poder te recepcionar com afeto, de tornar o ambiente mais socializador e interativo. Foi com essa intenção que eu compus a música " Seja bem-vindo!", que também está no meu CD - Vai Começar vol.1":

Para adquirir o CD Vai Começar vol.1 com esta canção – CLIQUE AQUI

Veja o vídeo enviado pela professora Angélica Carvalho, do Colégio Vida Ativa!!! - CLIQUE AQUI para assistir este video.





















4. Aquecimento vocal 

Para “quebrar o gelo” no início da aula, é interessante trazer uma canção com temática que as crianças gostam e as estimulem a participar aquecendo a voz. É nosso papel como professor ensinar nossos alunos o cuidado com a voz para o desenvolvimento do autocuidado e autoconhecimento (competências sugeridas pela BNCC- Base Nacional Comum Curricular). No meu CD - Canções para Brincar vol.2, existe uma canção para trabalhar o aquecimento vocal com as crianças. O nome dela é “Aquecimento dos Animais
 
Para adquirir o
CD - Canções para Brincar - vol.2 com esta canção – CLIQUE AQUI

Outras sugestões para aquecer a voz (Fonte: O mundo encantado da música – vol. 1 - Nilza Zimermann)
 
Primeira brincadeira: O professor orienta os alunos para que digam palavras usando a voz em som agudo e outras em som grave, lentamente e com ritmo. Com os menores, sugiro que o professor retire figuras com imagens reais da Caixa Surpresa.
 
Exemplo:
 
  1. Agudo: Rouxinol
  2. Grave: O trovão
  3. Agudo: Uma flautinha
  4. Grave: um violão
  5. Agudo: Pintinho
  6. Grave: Vaca
 
Segunda brincadeira: Fazer uma viagem sonora com a voz. Vamos subir e descer a montanha, subir com as vogais e descer com as consoantes, usando a nossa voz. O professor pode utilizar um xilofone para auxiliar na afinação:
 
Exemplo:
 
  1. a-e-i-o-u
  2. ma-me-mi-mo-um
  3. ba-be-bi-bo-bu
  4. pa-pe-pi-po-pu
  5. la-le-li-lo-lu
 
Terceira brincadeira: Brincar de fazer eco. Alguém improvisa sons com alturas diferentes ou melodias diferentes e a classe responde fazendo eco, como se estivessem em uma montanha, ou próximos da floresta, reproduzindo ecos melódicos.
 
 

5. Canção com brinquedo projetivo 

Com crianças mais velhas, podemos trabalhar uma canção de integração, utilizando brinquedo projetivo. A paródia “Dançando com meus amigos” (Débora Munhoz Barboni) trabalha cooperação, integração, socialização, aspectos da psicomotricidade, de uma forma lúdica e divertida. O vídeo enviado pela professora Angélica Carvalho, do Colégio Vida Ativa, viralizou no facebook! Assistam um trechinho - CLIQUE AQUI
 
 


  















Para adquirir o 
CD - Canções para Brincar - vol.1 com esta canção – CLIQUE AQUI
  
 

6. Brincadeiras interativas 

Com crianças mais velhas, sugiro uma brincadeira “quebra-gelo” de acolhida! Coloque uma música instrumental bem animada e peça para as crianças andarem pela sala. Quando o professor tocar o tambor, as crianças cumprimentarão o amigo mais próximo falando o seu nome, ou perguntando o nome do amigo se não souber. Se o professor tocar o sino, a criança fará massagem no amigo mais próximo. Quando o sino tocar novamente, a sessão " relaxamento " encerra e as crianças devem caminhar novamente seguindo o pulso da música. Fácil e divertido!!!
 
Espero que tenham gostado das dicas. Como sou professora que atuo com as crianças na sala de aula, todas as dicas acima já foram testadas e aprovadas!
Você pode combiná-las também. Por exemplo: Cante uma canção com os nomes das crianças, depois faça um aquecimento vocal, etc.

E você? Quais propostas você percebe que são bem funcional para iniciar sua aula?
Entre em um dos meus grupos de estudo e compartilhe comigo sua dica. Segue o link de um dos grupos de estudo do Cantinho da Música:

 Grupo  de estudos do whatsapp (gratuito): https://chat.whatsapp.com/GeIgQ1ky10u0O9EFSBOehE
 
Dúvidas? Me adicione no
whatsapp : 11-97647 6562
 
Caso tenha interesse de aprofundar as técnicas, quero te convidar a conhecer meus cursos online onde você pode estudar no conforto da sua casa. Neles você encontrará as músicas em mp, apostilas, embasamento teórico, certificado e tira-dúvidas diretamente comigo via whatsapp. Começe hjoje mesmo e leve muitas novidades para suas aulas.
Conheça meus 
Cursos Online e estude no conforto da sua casa! Curso de 4h, 20h e 120 horas! CLIQUE AQUI





















Ministro também Cursos Presenciais. Veja nossa AGENDA - CLIQUE AQUI
  

 

Até a próxima,


Débora Munhoz Barboni
www.cantinhodamusica.com.br





 




Copyright© 2019 Cantinho da Música. Todos os direitos reservados