Ó Abre alas que eu quero passar!!!
É impossível ouvir essa música e não sentir alegria ou vontade de dançar; e foi essa a intenção que Chiquinha Gonzaga teve ao compor sua primeira Marcha Carnavalesca, há 118 anos atrás para o cordão carnavalesco Rosas de Ouro.
É uma marchinha animada que passa de geração em geração e deixam as crianças motivadas a dançarem, cantarem e se divertirem nos “bailinhos de carnaval”.
Aliás, o carnaval (essa festa popular) é uma boa oportunidade para contextualizar e apresentar às crianças este gênero musical que faz parte das comemorações carnavalescas: As marchinhas de Carnaval.
Muitas possuem letras inocentes, arranjos animados e foram feitas por grandes compositores da época, como é o caso de Chiquinha Gonzaga.
Uma sugestão para iniciar o projeto é fazer uma roda de conversa com as crianças, onde o professor perguntará o que é o carnaval, quais são as atrações, etc. O professor pode apresentar fichas com fotos de máscaras, trio elétrico, fantasias, confetes e serpentinas para apresentar ás crianças alguns itens carnavalescos. Pergunte aos alunos se eles sabem cantar alguma música tocada em carnaval (proponha uma pesquisa em casa com os pais, sobre quais músicas eles gostam de ouvir no carnaval). Anote o que as crianças falam e depois mostre uma marchinha (ex.: Ó abre alas - Chiquinha Gonzaga). Informe que a MARCHINHA é um gênero musical feito para facilitar o desenvolvimento dos desfiles e no caso do “Abre Alas”, Chiquinha Gonzaga ao ouvir os ensaios do cordão (Escola de Samba) da Rosas de Ouro, resolveu compor no piano uma canção que trouxesse bastante alegria no momento que a escola desfilasse. Os cordões eram geralmente constituídos por pessoas sem poder aquisitivo para possuir instrumentos musicais, a não ser os de percussão e liderados por capoeiristas, onde cantavam juntos apenas estribilhos e quadrinhas soltas, com ritmo batucado. Era tudo muito simples e Chiquinha Gonzaga resolveu trazer mais “cor” para o momento do desfile através de sua música.
Ó Abre Alas de Chiquinha Gonzaga, foi a primeira marcha feita para o Carnaval e desde então, a música carnavalesca foi ocupando cada vez mais seu espaço. Para saber mais sobre Chiquinha Gonzaga, clique neste link: http://chiquinhagonzaga.com/wp/biografia/
É muito interessante neste momento, trabalhar além da letra da canção, a história do compositor que a criou. Indico a coleção “Crianças Famosas” (Callis Editora), que nos ensina de uma forma prática e lúdica, a história do artista desde criança, o que é muito interessante para fazer a criança se identificar e gostar do personagem. Segue o link: https://chiquinhagonzaga.com/wp/chiquinha-gonzaga-criancas-famosas-por-edinha-diniz/
Você não precisa contar a história inteira do compositor em uma única aula! Trabalhe aos poucos, para que as crianças acompanhem o passo-a-passo. Sempre esteja atento ao interesse da criança. Tenha essa sensibilidade de parar e mudar quando necessário.
Ouça novamente com as crianças a música escolhida (ex.: Ó Abre alas), comente sobre a letra da canção e peça para as crianças desenharem o que mais lhe chamou a atenção.
Em uma outra aula, cante novamente com as crianças, e faça uma dramatização, utilizando os elementos que foram contados na história.
Que tal criarem juntos uma coreografia coletiva para a marchinha?
Em uma outra aula, proponha uma brincadeira: Passe a bola. A brincadeira é simples: Ao som da marchinha escolhida, as crianças sentadas em roda passarão a bola para o amigo enquanto ouvir a canção tocada no rádio. Quando a música parar, a criança que estiver com a bola deverá lembrar de algum item carnavalesco (ex.: máscaras, música, fitilhos, etc.).
Outra brincadeira que trabalha a criatividade é o “Siga o mestre”. Faça uma fila com crianças que marcharão ao som de uma música. Ao ouvir o apito, quem está na frente deverá criar um movimento que deve ser imitado por todos. Depois, a criança que criou o movimento irá se encaminhar ao final da fila para a brincadeira recomeçar. Agora, quem estiver em primeiro lugar da fila deverá criar o próximo movimento.
Que tal gravar as crianças cantando e depois todos ouvirem juntos?
Depois disso, o professor pode sugerir que cada uma construa um chocalho para depois tocarem juntos acompanhando diversas marchinhas de carnaval, no “grande baile”, que será o fechamento do projeto. O chocalho pode conter pedacinhos de EVA coloridos de tamanhos diferentes e arroz, por exemplo. Na minha página do facebook “Cantinho da Música” existe um vídeo feito pelo professor Marcos L. Souza onde ele nos ensinou o passo-a-passo para a construção de um chocalho.
Em uma outra aula, entregue os chocalhos para todos tocarem e cantarem juntos ao som das marchinhas.
Depois do momento “exploração”, subdivida o grupo em dois e combine o momento que um dos grupos irá cantar e o outro realizar as “pontuações sonoras” com os instrumentos. Depois inverta os papéis para que todos possam ter a oportunidade de cantar e de tocar juntos. Com os maiores, criem juntos um arranjo coletivo para a marchinha escolhida.
O professor pode contextualizar com vídeos e apresentar não só a marchinha escolhida “Ó abre alas”, como também outras marchinhas carnavalescas. Ex. de vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=k9mxcYOFt4A
Aproveite para conversar com os alunos sobre os instrumentos musicais presentes nos arranjos dos vídeos.
Com as crianças do Ensino fundamental, o professor pode sugerir que cada aluno crie uma paródia com a marchinha escolhida e com um tema que a criança goste; que pode ser brincadeira, futebol, família, etc. Faça uma exposição das paródias criadas pelos alunos no dia do fechamento do projeto (Grande Baile). Se for possível, organize um portfólio com fotos documentando todas as etapas do projeto para que as crianças levem para casa todo registro das atividades.
Para o grande dia (Grande Baile), todos poderão trazer fantasias, máscaras confeccionadas, chocalhos e muita alegria para dançarem juntos e cantarem marchinhas carnavalescas. Outras brincadeiras que podem ser feitas no dia do “ Grande Baile” para tornar tudo mais divertido são: “Siga o chefe”, “Corre Cotia”, brincadeiras de roda, dança das cadeiras, etc.
O importante é promover atividades lúdicas que estimulem a compreensão da festa como cultura brasileira e, ao mesmo tempo, promover a socialização e a diversão entre as crianças nestas primeiras semanas de aula.
Notem que todas as atividades não acontecem na mesma aula. É um processo gradual, construído de acordo com os interesses da criança e de forma lúdica. Desta forma, desenvolvemos o canto, a concentração, criatividade, prática de conjunto, conhecimento da história da cultura brasileira, conhecimento de instrumentos musicais e compositores brasileiros como Chiquinha Gonzaga, compreensão de texto, etc.
Espero que este artigo tenha lhe ajudado! Deixe nos comentários, sua opinião sobre as atividades propostas neste artigo, e como você costuma comemorar o carnaval com seus alunos e/ou filhos.
Aproveite também para dar sugestões sobre outros temas de seu interesse no site “Cantinho da Música”, e não esqueça de fazer seu cadastro para receber notícias, promoções e ter acesso exclusivo a área de downloads através do link: https://www.cantinhodamusica.com.br/novo-usuario.html
E para terminar, seguem outras sugestões de marchinhas interessantes para que pesquise e trabalhe com suas crianças:
1. Allah-la-ô (Haroldo Lobo- Nassara)
2. Me dá um dinheiro aí (Ivan Ferreira- Homero Ferreira)
3. Mamãe eu quero (Vicente de Paula e Jararaca)
4. A Jardineira (Benedito Lacerda)
5. Cidade Maravilhosa (André Filho)
Prof. Débora Munhoz Barboni
Prof. de Música
www.cantinhodamusica.com.br