UTILIZANDO TÉCNICAS DE MUSICALIZAÇÃO PARA TRABALHAR A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA
Publicado em: 05/03/2019
UTILIZANDO TÉCNICAS DE MUSICALIZAÇÃO PARA TRABALHAR A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA Como professor de música, temos muitos conteúdos musicais a trabalhar. A música por si só é uma linguagem atraente e que trabalha eixos importantes, como o ouvir e o fazer musical.
Com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), espera-se que o trabalho do professor de música na sala de aula esteja integrado a este documento que regulamentou quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas, com o objetivo de promover um aluno cidadão, que se desenvolva integralmente, para que assim possamos ter uma sociedade mais justa, inclusiva e democrática.
Existem 10 competências que norteiam o trabalho proposto pela BNCC. Todas são importantes, porém para o trabalho musical que realizaremos hoje, vamos focar na décima competência:
“Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários”
Segundo a Revista Nova Escola, ao realizarmos um trabalho que tem como foco o desenvolvimento de consciência de cidadão, estamos colaborando para que nosso aluno se transforme em um agente transformador em uma sociedade solidária e sustentável.
Dia 22 de Março, é oDIA DA ÁGUA.É uma data propicia para desenvolvermos um projeto baseado na conscientização da população em relação à cultura de preservação da água e sua importância na vida do ser humano.
A música pode colaborar para ajudar a criança a memorizar os conceitos mais importantes, oferecer diversidades de experiências sonoras-sensoriais através de uma participação ativa e colaborativa. É importante que o professor sempre reflita sobre os interesses e necessidades dos seus alunos e reflita sobre os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais que nortearão seu trabalho.
Sugiro primeiramente, uma roda de conversa com os alunos, sobre a importância da água e formas de utilização. Reflita com as crianças sobre quais seriam as consequências se a água do planeta acabasse e o que podemos fazer para preservá-la. Após essa roda de conversa, podemos sensibilizar ainda mais as crianças, assistindo todos juntos o clip: “Cuide da Água - Débora Munhoz Barboni”
Após a apresentação do clip, podemos iniciar uma pesquisa sonora com as vozes, sons do corpo, instrumentos musicais e objetos sonoros disponíveis. Vejam algumas dicas especiais sugeridas pela minha amiga e professora de música, convidada: Lucimara Lima sobre materiais pertinentes no trabalho da Pesquisa Sonora com a temática: Água.
Após a pesquisa sonora, é interessante criar coletivamente um arranjo para criar uma paisagem sonora utilizando a canção: “Cuide da Água” - Debora Munhoz Barboni. Segue um exemplo de criação que fiz com um grupo de professores que participaram de um curso presencial que ministrei no ano passado.
No próximo curso, que ministrarei em São Paulo, teremos muita prática de repertório, utilizando práticas vocais, instrumentais, corporais, com temas pertinentes sob a ótica da BNCC. Quer saber e participar do meu próximo curso presencial? CLIQUE AQUI para entrar no meu grupo do WhatsApp
Após a conversa, pesquisa sonora, escolha de materiais para a criação coletiva, organização e execução da paisagem sonora na canção: Cuide da Água, podemos apresentar o resultado final para os alunos de outras salas (fechamento do projeto).
Através deste tema tão rico e relevante, proporcionaremos uma vivência rica, chie a de criatividade, explorando os fenômenos sonoros, além de trabalhar elementos fundamentais para o desenvolvimento integral da criança, como a organização em grupo, noção de conjunto instrumental e o cuidado que precisamos ter com este bem tão precioso, que é a água.