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Tudo o que você quis saber sobre MUSICALIZAÇÃO INFANTIL

Publicado em: 19/11/2017

Tudo o que você quis saber sobre MUSICALIZAÇÃO INFANTIL para bebês

Hoje teremos um assunto que interessam à muitas famílias e educadores: musicalização infantil para bebês. Estudos mostram o quanto os bebês demonstram uma aptidão musical muito grande e o quanto eles se envolvem com as atividades propostas nas aulas, desenvolvendo habilidades cognitivas, motoras e emocionais através da música.  Selecionei 5 perguntas importantes sobre o assunto:

 
Musicalização para bebês


 
1. Porque apresentar a música para a criança desde cedo?
 
Porque a música tem o poder de atrair e captar a atenção necessária para que a criança queira interagir com as propostas, sejam elas com o objetivo de trazer um momento de afeto entre o adulto e a criança (desenvolvimento emocional) ou para estimular os aspectos cognitivos e motores. Estudos mostram que quando o bebê nasce ele já foi estimulado através dos sons (dentro da barriga da mãe), pois o sistema auditivo está apto para receber informações a partir do quinto mês de vida intrauterina. Nos primeiros meses de vida, as pessoas que cuidam do bebê, geralmente interagem com ele através da música, com brincadeiras e canções que também provavelmente foram significativas para estes adultos na infância, ou seja, estas interações entre o adulto e a criança possuem alto grau de afetividade. Desde muito cedo o bebê cria memórias positivas com essa linguagem. Existem especialistas renomados que comprovaram o poder da música, como o neurologista e neuropediatra Mauro Muszkat da Universidade Federal de São Paulo, que revelou em uma entrevista para o jornal O Estado de São Paulo, que estudos científicos mostram que crianças que praticam música desde cedo de forma contínua e prazerosa, desenvolvem habilidades que vão além das músicas, como maior concentração, aumento positivo da autoestima e desenvolvimento nas funções executivas cerebrais.
É importante ter em mente, que o brincar não acontecerá automaticamente sem uma intermediação inicial de um educador, pai, mãe ou outra criança. As primeiras brincadeiras e jogos são construídos na relação com o outro e a criança se desenvolve e se expressa brincando.
Na aula de música, a criança vivencia e trabalha diversas coordenações ao mesmo tempo. Cantam, tocam, dançam, ouvem música, brincam com os sons, dramatizam histórias e canções.
Brincando com a música, a criança conhece melhor a si mesma, ao outro, os instrumentos musicais, amplia seu repertório de mundo e o ambiente que a cerca.
A música também tem o poder de modular nossas emoções, inclusive nas crianças. Quando ouvimos músicas que gostamos, o nosso cérebro produz neurotransmissores (substância química que conduz transmissor de um neurônio para o outro no cérebro) como a dopamina, que traz aquela sensação de prazer e a serotonina, que traz bem-estar e relaxamento. Por isso é uma linguagem tão utilizada nas escolas, porque ela traz uma energia de alegria e entusiasmo que contagia a todos. Mas para que a criança possa usufruir de tantos benefícios, é importante que o professor ofereça um repertório de canções e brincadeiras específicas à faixa etária, além de um espaço seguro e arejado, material sonoro rico e ao mesmo tempo, próprio para ser manipulado sem oferecer perigo ao bebê.

2. A partir de qual idade posso levar meu bebê para as aulas de música?
 
Quanto antes à criança iniciar nas aulas de musicalização infantil com um especialista, melhor. É aconselhável principalmente a partir dos 8 meses, quando a criança já senta sem apoio e deve ser acompanhada pelo pai ou pela mãe.

3. Quais as atividades geralmente são desenvolvidas em uma aula de música para bebês?
 
As aulas de música com os bebês geralmente são em grupo, pois um dos objetivos é o desenvolvimento da socialização. Para começar, são utilizadas canções, histórias, jogos com elementos surpresas que tem como o objetivo trazer acolhimento  e para indicar que a aula vai começar de uma forma afetuosa, respeitosa e divertida . 
Após a primeira proposta da aula, geralmente os bebês já ficam mais calmos e receptivos as atividades. Logo em seguida, são trabalhadas algumas canções que exploram diferentes interações, como por exemplo, as canções gestuais. Desta forma, o bebê vai aprendendo a relação do gesto e da fala e vai ampliando seu vocabulário e expressividade. Nestas canções, o professor pode utilizar recursos visuais que atraem ainda mais a atenção dos pequeninos, que captam o mundo através de seus sentidos.
Pequenas histórias cantadas ou histórias sonorizadas explorando uma temática (explorando sons do corpo, da casa, dos animais e da rua), também podem ser utilizadas, pois estimulam a atenção, a concentração e a percepção auditiva, o chamado “ouvido musical”, que é desenvolvido principalmente até aos 6 anos.
Atividades explorando movimentos locomotores (andar, pular, galopar, saltitar) acompanhando diversos andamentos da música (no colo de um adulto ou a própria criança explorando o espaço), brincadeiras de roda, também fazem parte das aulas, pois com o movimento, através de um repertório rico e diversificado, a criança brinca com seu corpo , desenvolve seus aspectos psicomotores e interioriza os ritmos de forma natural, desenvolvendo  a musicalidade, o vínculo afetivo com quem está dançando com ela , sua organização espaço-temporal e sua expressividade .
Brincadeiras de colo, jogos musicais com parlendas (brincadeiras com as palavras), atividades em duplas são sempre um momento de diversão, onde a criança interage diretamente com outra criança , ou no  colo do adulto brincando com o som e com o ritmo.
As crianças têm a oportunidade de acompanharem as canções com instrumentos musicais (chocalhos, tambores, clavas, sinos, etc.), vivenciando a pulsação e o senso rítmico, intensidade (tocar forte ou fraco), percepção ao estimulo sonoro e o silêncio, lateralidade , tônus, esquema corporal, praxia fina, estimulando as bases psicomotoras que são fundamentais para as futuras aprendizagens que virão, como ler e escrever, por exemplo.
O canto (linguagem musical) sempre é a viga-mestra de todo o processo, contribuindo para melhorar a articulação de diversos sons da fala. 
Existem também momentos de exploração livre de materiais, objetos sonoros com o objetivo de oferecer a criança o momento de pesquisar os sons livremente ,sem interevenção de um adulto, que observa atento com o objetivo de conhecer ainda mais seu aluno, seus interesses, necessidades, pensamentos e pesquisas.
Depois de tanto estímulo e tantas atividades divertidas, as crianças necessitam de um momento de relaxamento, que pode ser uma história para trazer a calma, a escuta de sons relaxantes, ou uma propósta de relaxamento onde acompanhados por uma música apropriada, recebem carinho do adulto, com instrumentos de massagem ou com materiais sensoriais. Ou seja, em uma aula de geralmente 30-45  minutos, o bebê é estimulado com diversas atividades através de seus sentidos e de forma lúdica. 
É importante enfatizar, que utilizamos a brincadeira porque é através dela que a criança se expressa, se comunica naturalmente e se interessa pelas propóstas, porém todos os tópicos da aula tem conteúdos com o objetivo de ajudar a criança a desenvolver sua inteligência musical e em seus aspectos motores, cognitivos e afetivos. 

4. Hoje, a maioria das escolas apresentam aula de música no currículo escolar. Qual a vantagem de matricular a criança em uma escola de música?
 
Felizmente as escolas da Educação Infantil na sua grande maioria apresentam um currículo musical e isso é maravilhoso, pois a música tem este poder de trazer mais alegria, diversão, entusiasmo e muita aprendizagem através dela. A grande vantagem de também matricular a criança em uma escola de música, é que geralmente um familiar pode acompanhar essas aulas e acompanhar as reações, as interações e aprendizagens do bebê, além de seus progressos nas atividades propostas. Depois de cada aula, é comum os pais relatarem que seus filhos reproduzem as atividades em casa em alguns momentos. O familiar que vivenciou a aula poderá praticar as brincadeiras e repertórios de canções aprendidas, motivando seus filhos com a música desde cedo, de forma prazerosa e lúdica.

5. Quais os benefícios da música a longo prazo?
 
Quem vivencia música desde pequeno, através de experiências de qualidade, se torna um adulto mais seletivo, com maior discernimento para escolher seu repertório musical e isso é muito importante, porque cada música faz parte de uma cultura, que pode influenciar no comportamento e na vida das pessoas. Além disso, poderá utilizar essa linguagem de forma saudável para descarregar o stress do dia-a-dia. A música, como nos envolve em nossas emoções, na razão e no nosso corpo, estimula muitas áreas cerebrais, trazendo muitos benefícios inclusive às crianças especiais. A música faz bem para qualquer idade, então é bom que comecemos desde cedo, brincando e aprendendo, contribuindo assim para que a criança, além de desenvolver-se integralmente, tenha uma vida mais plena e feliz.
 
 
Veja na prática uma proposta para esta faixa etária:  https://www.cantinhodamusica.com.br/...../musicalizacao_para_bebes_roda_de_cancoes.html
 

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Sobre a autora: Débora Munhoz Barboni, leciona como professora de música desde 1999.  Atualmente trabalha no Colégio Visconde de Porto Seguro em São Paulo. Possui formação acadêmica em Artes e, Pós-Graduação em Educação Infantil e Psicopedagogia. Deu entrevistas para a revistas como: Pais&Filhos e Iberian Neurocience, além de escrever artigos para Nestlé e sites como Pediatra Online. Ministra diversas palestras e cursos de formação para professores da educação infantil e fundamental I (sempre abordando a temática da importância musical no desenvolvimento integral da criança desde cedo). Possui uma página no Facebook, um site próprio e um canal no YouTube chamados “Cantinho da Música” e cursos online. É autora de materiais sobre Musicalização infantil: CD-Vai começar 1, CD-Brincando e Aprendendo com a Música vol. 1 e 2, CD-Canções para Brincar, Guia Prático com músicas, partituras e orientação didáticas.

 

 





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