header


Trabalhando o BAIÃO na Festa Junina c/ Videos Práticos

Publicado em: 25/05/2019

Trabalhando o BAIÃO na Festa Junina com VIDEOS PRÁTICOS


O mês de junho sempre desperta um grande interesse nos professores em trabalhar o assunto Festa Junina”. O mês é marcado por grandes comemorações. É também uma grande oportunidade para apresentarmos para nossas crianças, compositores da nossa MPB, já que temos músicos muito talentosos e um dos objetivos da festa, é apresentar a cultura do nosso país, quanto aos costumes da festa junina e a música popular brasileira, que tem ritmos muito animados e propícios para serem utilizados nesta festa.
Uma das competências gerais propostas pela BNCC é a ampliação do repertório cultural, a valorização e fruição de diversas manifestações artísticas e culturais, como também a participação de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. Vivenciar a dança em grupo, conhecer a riqueza dos ritmos brasileiros e músicos do nosso país, propicia o desenvolvimento da fruição e sensação de pertencimento por meio das vivências artísticas.

 










 

                                                     Para saber mais sobre a BNCC - CLIQUE AQUI  (Foi aberta nossa 2 turma!)

O trabalho com nossa MPB, exige do professor estratégias adequadas e muito estudo  no sentido de buscar informações, selecionar as músicas e planejar aulas de acordo com os interesses e necessidades da faixa etária.
Podemos aproveitar para ensinar aos nossos alunos, sobre um estilo brasileiro muito utilizado nas festas juninas: O BAIÃO
O Baião é um estilo que nasceu no Norte e Nordeste do Brasil, muito animado e conhecido no nosso país. Originou-se da música caipira e das danças indígenas.
Um dos compositores mais conhecidos do gênero, é sem dúvida Luís Gonzaga. Ele é conhecido com o Rei do Baião.





















 

                                                                LUIS GONZAGA



Os instrumentos típicos deste estilo são: viola caipira, sanfona, triângulo, acordeom e flauta doce. As letras geralmente falam de alegria, dança, festa, amor e muitas vezes da realidade difícil do povo nordestino, como é o caso de " Asa Branca" (Luís Gonzaga).
Luís Gonzaga tocava sanfona, que é um instrumento que representa o baião, assim como o triângulo e a zabumba.

No vídeo, podemos ver estes
instrumentosCLIQUE AQUI
Existe um  outro clip do Cocoricó muito interessante para contextualizarmos a festa junina para as crianças pequenas – CLIQUE AQUI

As músicas de Luís Gonzaga são muito tocadas até hoje durante o ano inteiro e não apenas nas festas juninas. Para enriquecer seu projeto, recomendo que pesquise também o vestuário, objetos, costumes, comidas típicas e costumes, lista de músicas trazidas pelas crianças de Luís Gonzaga e ouvidas em sala de aula.

Sobre a vida de Luís Gonzaga -
CLIQUE AQUI 
Performance de Luís Gonzaga ( Asa Branca ) - CLIQUE AQUI 

Quero compartilhar com você, 3 canções, todas de minha autoria, disponíveis em MP3 e Playbacks, seguindo este ritmo tão animado. Todas elas, fazem parte do CD: Vai começar – vol.1




















                                      Para adquirir o CD - CLIQUE AQUI


Vejam sugestões de trabalho que queridos professores me enviaram:

1. Festa da Sanfona (Debora Munhoz Barboni). O vídeo foi enviado pela professora Angélica Carvalho, do Colégio Vida Ativa












 



                                                   CLIQUE AQUI para assistir este vídeo

2. Mestre de Roda (Debora Munhoz Barboni). O vídeo foi enviado pela professora Josiane Silva Reiner



















                                                   CLIQUE AQUI para assistir este vídeo


3. Dona Centopeia (Debora Munhoz Barboni). O vídeo foi enviado pela professora Marilene Gomes, do CMEI Maria Cleonice Mais sugestões para utilizar a música Dona Centopeia.
















                                              CLIQUE AQUI para assistir este vídeo


Trabalho realizado pelas professoras Josiane Silva Reiner, Daila Cristina Gauche Martins e Thalia Hedel, do Centro Educacional Complementar Ewald Bruno Julius Kress.

4. Dona Centopéia (Debora Munhoz Barboni) em roda

















                                              CLIQUE AQUI para assistir este vídeo


5. Dona Centopéia (Debora Munhoz Barboni) em fila

















                                              CLIQUE AQUI para assistir este vídeo

 
A partir deste projeto, mais do que ensaiar danças juninas, podemos ajudar nossos alunos no desenvolvimento das competências da BNCC, trabalhando a habilidade de organizar informações, conhecimento sobre MPB, conhecimento de aspectos culturais de seu país e muito mais!!! Quer saber mais? Entre em um dos meus grupos de estudos! Me chame no
whatsapp: (11)97647-6562 que te incluirei em um dos grupos! Bom trabalho!


Conheça meus
cursos online e estude no conforto da sua casa! Curso de 4h, 20h e 120 horas! CLIQUE AQUI













Até a próxima,
Débora Munhoz Barboni
www.cantinhodamusica.com.br





Copyright© 2019 Cantinho da Música. Todos os direitos reservados