header


Orquestra de Copos e Dia do livro (18 de abril) com Monteiro Lobato

Publicado em: 07/04/2019

Orquestra de Copos e Dia do Livro (18 de abril) com Monteiro Lobato


CLIQUE AQUI para assistir o vídeo

 

“Estamos entrando em uma nova era da educação, na qual é programada para a descoberta e não para a instrução. ”  - Mc Luhan

 
O vídeo acima traz uma proposta que as crianças vão adorar e demonstram muito interesse, chama-se
Orquestra de Copos!
 
O objetivo desta aprendizagem é desenvolver a percepção auditiva, estimular a criatividade, pesquisa sonora, discriminação de timbres e percepção da forma musical. A canção escolhida é:
"Meu amigo Livro" (Letra e música: Debora Munhoz Barboni) que incentiva as crianças ao hábito da leitura. Para adquirir o CD - CANÇÕES PARA BRINCAR vol.2 com essa canção, CLIQUE AQUI
 
Após o pagamento, você receberá por e-mail as
 46 faixas  (23 músicas e 23 playbacks) em até 24 horas. As músicas estão em MP3, de modo que você poderá gravar tanto em CD quanto em pendrive.

  1. Meu amigo livro (Debora Munhoz Barboni)
  2. Orquestra de tampinhas (Debora Munhoz Barboni)
  3. Família é muito especial (Debora Munhoz Barboni)
  4. Passeio na floresta (Debora Munhoz Barboni)
  5. Venham ver o meu ratinho (Debora Munhoz Barboni)
  6. Dança da saia (Debora Munhoz Barboni)
  7. Sons fortes e fracos (Debora Munhoz Barboni)
  8. Bichinhos de jardim (Debora Munhoz Barboni)
  9. As aventuras de João (Debora Munhoz Barboni)
  10. Cada instrumento (Debora Munhoz Barboni)
  11. Mazu (folclore)
  12. O patinho e passarinho (Debora Munhoz Barboni)
  13. Jack-in-the box (folclore USA)
  14. Maria bochecha (folclore)
  15. Brincando com as clavas (Debora Munhoz Barboni)
  16. Cuide da água (Debora Munhoz Barboni)
  17. Uma história vou contar (Debora Munhoz Barboni)
  18. Sou Tartaruga (Debora Munhoz Barboni)
  19. Aquecimento dos animais (Debora Munhoz Barboni)
  20. Brincando com os cones (Debora Munhoz Barboni)
  21. Bote aqui o seu pezinho (folclore)
  22. Coelhinho aparece (Debora Munhoz Barboni)
  23. Relaxamento com os passarinhos (Debora Munhoz Barboni)

Super prático e funcional!!
Dúvidas? Me chame no  whatsapp : 11 97647 6562
 
Dia 18 de abril é comemorado o dia do livro Infantil no Brasil em homenagem à Monteiro Lobato, grande escritor da literatura infantil brasileira.
 
Acredito que os conteúdos ministrados em sala de aula não devem ser pautados em datas comemorativas, muito pelo contrário. Porém existem datas muito relevantes que podemos trabalhar com nossos alunos, afim de ajudá-los em seu desenvolvimento integral, como o incentivo da leitura, que é fundamental para o crescimento do indivíduo.
 
Comemorar esta data, é mais do que lembrar e reconhecer a importância de Monteiro Lobato. Ele foi realmente muito relevante, porém quando estamos lembrando às crianças de que existe a comemoração do livro no Brasil, estamos incentivando e despertando o interesse delas pela leitura, instigando sua curiosidade, ampliação de repertório de mundo, dentre muitos outros objetivos.
 
A BNCC propõe uma educação integral e isso é muito importante. Mais do que ser um professor preocupado em “passar bastante conteúdo” dentro de um campo de experiência é importante trabalharmos nosso planejamento com foco no oferecimento de vivências, onde as crianças possam sentir e vivenciar através do lúdico em diferentes linguagens.
 

“ O contexto é mais importante que o conteúdo”- Blair Singer

 
Precisamos buscar um comprometimento maior com a formação do indivíduo a curto e longo prazo, para que possamos mudar a triste realidade atual dos estudantes, onde a maioria está desinteressada pelo estudo e com total falta de empatia pelo próximo.
 
Nós, arte educadores, podemos fazer parte desta transformação, pois através da música podemos alcançar a emoção e o pensamento. A música trabalha dois eixos fundamentais propostos pela BNCC na Educação Infantil:
 
- O BRINCAR
- O INTERAGIR
 
Dentro deste maravilhoso campo de experiência musical, podemos trabalhar diversos elementos musicais através do ouvir e do fazer música, com diferentes técnicas de musicalização, tornando o plano de aula muito mais divertido, o que ajudará a manter a criança curiosa e motivada a querer participar.
 
Já dizia Villa Lobos: “Um povo que sabe cantar está a um passo da felicidade. É preciso ensinar o mundo inteiro a cantar”
 
O canto coletivo sem dúvida é muito importante para a criança. Cantar em grupo auxilia no desenvolvimento da atenção, da concentração, do espírito de coleguismo e ajuda no desenvolvimento da percepção auditiva e da afinação. Porém, o canto (ato de cantar) na escola não precisa ser monótono. Podemos trabalhar com diversas técnicas para tornar tudo mais divertido, como por exemplo, acompanhar a canção cantando e tocando em uma Orquestra de Copos!!!   (Como foi explorado no vídeo de abertura – veja novamente)
 
A BNCC sugere que apresentemos os conteúdos dentro de Campos de Experiência (que devem ser alternados) para que o aluno possa realmente vivenciá-los. Ou seja, o aprendizado acontece quando a criança se sente inserida, onde ela pode vivenciar e participar ativamente de cada situação. Na Educação Infantil, a Música é considerada um dos campos de experiências que podem e devem estar integrados a outros campos e a outras artes (Teatro, Música, Dança, Artes Visuais)
A BNCC também sugere que o arte-educador na sala de aula articule as diversas linguagens artísticas: Dança, Música, Teatro e Artes Visuais nas seis dimensões do conhecimento:
 
- Criação
- Crítica
- Estesia
- Expressão
- Fruição
- Reflexão
 
Caso você queira se aprofundar sobre a BNCC, irei ministrar um curso em São Paulo, dia
06 de julho - Confira! CLIQUE AQUI, com muita prática de repertório para que você possa planejar e executar suas aulas na sala de aula com excelência na Educação Infantil. O curso fornecerá todas as músicas em MP3 (muitas das canções eu compus especialmente para o curso, apostila densa e com muita pesquisa, e certificado). Além disso teremos expositores que venderão materiais que fazem toda a diferença para captar a atenção das crianças e para corroborar com o trabalho do professor na sala de aula (instrumentos musicais, apoio visual, livros, CDs, parachutes, banda elástica, jogos, bolsas com temática musical e muito mais). Vagas limitadas!!!
 
Para maiores informações, me adicione no
whatsapp: 11 97647 6562
 
Quer fazer sua reserva agora? Clique no botão abaixo:
 




 
Confira nossa AGENDA de cursos e eventosCLIQUE AQUI
 
Após o pagamento, me envie o comprovante para meu
whatsapp: 11 97647 6562 e pronto! Eu irei te encaminhar para o grupo dos inscritos no curso! Não deixe para última hora, pois as vagas são limitadas!
 
 

DESENVOLVIMENTO (Processo Pedagógico)

 
Após a apresentação da música:“ Meu amigo livro”, de Debora Munhoz Barboni  para as crianças, o professor pode fazer uma sondagem com os alunos, para perceber o conhecimento prévio que cada um tem sobre o assunto (Monteiro Lobato, Sítio do Pica Pau Amarelo). A trilha sonora do filme, já foi regravada várias vezes em diversas épocas com diferentes artistas. Sugiro que o professor leve algumas gravações para que o aluno possa refletir, comparar e analisar as diferenças e similaridades (contextualização).
 
Veja nos links abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=kRTOZPugYnk
https://www.youtube.com/watch?v=18ANCGSwYKo


 
É importante ressaltar aos alunos que Monteiro Lobato foi o primeiro escritor da literatura infanto-juvenil que inseriu elementos do folclore e da cultura nacional nas suas histórias, como os costumes do povo do interior e as lendas. Foi também o precursor da literatura paradidática, que tem como objetivo proporcionar uma vivência onde a criança possa aprender enquanto brinca e lê. Monteiro Lobato foi um grande visionário para sua época.

 
Títulos da literatura infanto-juvenil de Monteiro Lobato:
 
1 – Reinações de Narizinho;
2 – Viagem ao céu e O Saci;
3 – Caçadas de Pedrinho e Hans Staden;
4 – História do mundo para as crianças;
5 – Memórias da Emília e Peter Pan;
6 – Emília no país da gramática e Aritmética da Emília;
7 – Geografia de Dona Benta;
8 – Serões de Dona Benta e História das invenções;
9 – D. Quixote das crianças;
10 – O poço do Visconde;
11 – Histórias de tia Nastácia;
12 – O Pica-Pau Amarelo e A reforma da natureza;
13 – O Minotauro;
14 – A chave do tamanho;
15 – Fábulas;
16 – Os doze trabalhos de Hércules (1º tomo);
17 – Os doze trabalhos de Hércules (2º tomo)
  










Orquestra de Copos (Prática Musical)

 
As sugestões de arranjo e criação que propus no vídeo prático de abertura deste artigo, podem e devem ser modificadas. É importante permitir que os alunos possam pesquisar sons com os copos, percebam as características de cada timbre pesquisado e, a partir desta pesquisa, o professor juntamente com o aluno poderá escolher alguns dos timbres pesquisados (os mais interessantes) e organizar uma composição de novos sons com a sua “Orquestra de Copos”.
 
O desafio do Campo de Experiências dentro da BNCC é conseguir que a criança possa ser livre para pensar e livre para criar hipóteses, mesmo que essas sejam diferentes daquilo que você espera. Somente assim vamos formar crianças curiosas, criativas e motivadas para a vida”- Guaciara Fornaciari
 
É importante permitir que o aluno experimente, e que aos poucos surjam as ideias sonoras. Assim, o aluno se sentirá protagonista de sua própria aprendizagem!
 
Nos meus cursos onlines , eu ensino o PASSO A PASSO de como você pode criar arranjos com diversos materiais, inclusive instrumentos musicais.
 
Conheça meus
 Cursos Online CLIQUE AQUI
 


















Vejam que através de uma única canção, podemos ajudar a criança em seu desenvolvimento integral, através de aulas lúdicas onde cada proposta tem um objetivo e um direito  de aprendizagem (BNCC), um foco, dentro de um plano de ensino.
 
Quer participar de um dos meus Grupos de Estudo do  whatsapp ? Me adicione no whatsapp: 11-97647 6562
 
Até a próxima!!!
Débora Munhoz Barboni

 
 
 






 






Copyright© 2019 Cantinho da Música. Todos os direitos reservados