Publicado em: 19/03/2017

Hoje vamos falar sobre um dos posts mais pedidos por vocês curtidores do Cantinho da Música: "Como trabalhar a Páscoa com as crianças"

Analisando o perfil das pessoas que curtem a página, noto que tenho muitos seguidores que são professores de sala de aula, pais e educadores musicais também. Portanto, escrevi este post pensando com carinho em todos vocês, com propostas que todos vocês irão gostar de fazer com suas crianças em casa ou em sala de aula (de acordo com os interesse de cada uma).

Em relação a abordagem da temática na escola, alguns fatos devem ser levados em conta. Acredito que primeiramente, o contexto do colégio deve obviamente ser analisado, ou seja, se é um colégio religioso ou laico, pois isso fará toda a diferença no tipo de postura que a escola assumirá diante desta comemoração.

Como professora de música e educadora, acredito que a Pascoa é uma oportunidade de enfatizar com meus alunos a importância do compartilhar. Muito mais importante do que ganhar ovos, é o sentido de partilha e solidariedade.

Vamos conhecer algumas curiosidades históricas. Os historiadores encontram provas que demonstram que a páscoa já era comemorada há milhares de anos por civilizações antigas, sempre com o objetivo de comemorar uma passagem. Os europeus comemoravam a chegada da primavera, os judeus comemoravam a festa da colheita (para agradecer o alimento e bênçãos recebidas) e mais tarde para comemorar o fim da escravidão do Egito. Os cristãos comemoram a Ressurreição de Cristo; ou seja, a páscoa é uma data para comemorarmos uma transformação boa, a vida (por isso o ovo a representa), a chegada de algo melhor que está por vir.... o estar e comemorar juntos.

A Páscoa é comemorada no mundo de diversas formas. Veja este artigo: http://nomadesdigitais.com/10-formas-curiosas-de-comemorar-a-pascoa-pelo-mundo/

Em relação ao trabalho na sala de aula utilizando a páscoa como temática. Segue um artigo bem interessante que achei: http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/pascoa-escola-624397.shtml

Para enfatizar a importância de compartilhar entre as pessoas, segue um vídeo que preparei com muito carinho para vocês cantarem com suas crianças. É uma história cantada que faz parte do meu CD "Vai começar". Ela se chama "Bolo de Cenoura" (autoria: Débora Munhoz Barboni e Carla Calabria). Para adquiri-lo, clique aqui:


Para assistir este vídeo clique na figura acima.

(Caso não seja possível cole este link em seu navegador: https://www.cantinhodamusica.com.br/videos/assista/F4haxEOIHcc/historia_cantada_de_pascoa_bolo_de_cenoura.html)

Depois de contar a história, sugiro uma roda de conversa com as crianças para identificar os conhecimentos já adquiridos sobre a temática. Algumas sugestões de perguntas:

    1. Como sua família comemora a páscoa?
    2. Como podemos ajudar os outros?
    3. A Páscoa é o único dia que devemos compartilhar?

Aliás, vamos trabalhar o "compartilhar" na prática? Que tal propor a produção do bolo de cenoura para ser partilhado entre todos?

O professor poderá trabalhar a escrita da receita, dialogar sobre pesos e medidas de cada ingrediente e juntos fazerem o bolo.

Sugestão de atividade antes da culinária: CAÇA AO TESOURO

Uma sugestão divertida é fazer uma caça ao tesouro com as crianças. Conforme elas desvendam as pistas, um ingrediente do bolo deve ser encontrado. Exemplo de pistas que podem ser propostas (você pode também utilizar desafios musicais se preferir):

http://www.tempojunto.com/2015/10/14/mais-tres-cacadas-ao-tesouro-com-criancas-pequenas/ (para crianças da educação infantil)

http://www.tempojunto.com/2015/04/27/como-fazer-uma-caca-ao-tesouro-para-divertir-as-criancas/ (para crianças do ensino fundamental)

Depois, de encontrarem todos os ingredientes, chegou a hora de construir e depois comer o bolo juntos!!!

Certamente será um dia divertido que pode ser feito na escola, em casa, entre os amiguinhos, etc. Um dia onde passaremos um tempo de qualidade juntos, cantando, brincando, ampliando os conhecimentos, desenvolvendo a amizade e compartilhando.

E este é o objetivo da pascoa. Feliz pascoa!!!

Prof. Débora Munhoz Barboni