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Como musicalizar bebês e crianças bem pequenas

Publicado em: 04/12/2019

Como musicalizar bebês e crianças bem pequenas de acordo com a BNCC
 


O assunto hoje é: Musicalização de bebês e crianças bem pequenas !!!

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), classifica a faixa etária de bebês, de 0 a 1 ano e 6 meses. Crianças bem pequenas são classificadas  de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses.

Ambas faixas etárias, demonstram muito interesse por música. O objetivo principal das aulas de musicalização, não é ensinar a criança a tocar um instrumento musical (tocar, conhecer e explorar instrumentos são partes da aula, mas não a mais importante). O objetivo principal é ajudar a criança  em seu desenvolvimento integral (em seus aspectos motores, cognitivos e emocionais) e fazer com que a criança  amplie seu repertório musical. É a música utilizada como linguagem, como ferramenta para o crescimento.
As propostas musicais envolvem o movimento, atividades de escuta/percepção, instrumentos musicais, socialização,  e relaxamento.

No dia 29 de maio, teremos o curso ”
Musicalização de bebês e crianças bem pequenas”. Os participantes receberão apostila, áudios em MP3, certificado, curso ao vivo e a gravação para assistir todo o conteúdo por mais 2 mês. ATENÇÃO: As inscrições do curso se fecharão no dia 28 de maio. A partir desta data, não será mais permitido fazer a inscrição!

Para mais informações, entre no grupo do  whatsapp  - CLIQUE AQUI (Saiba a data do evento, horário, formas de pagamento, etc)


Temos que ter em mente como educadores, que são crianças  muito capazes, que tem direitos de conviver, brincar, explorar, participar, conhecer-se e expressar-se.
A música pode ajudar o professor a garantir os direitos de aprendizagem, alimentando os campos de experiências e ao mesmo tempo trabalha as competências de uma forma  muito eficiente.
As aulas de música com bebês e crianças até 4 anos, geralmente possuem a duração de 30-45 minutos. Parece ser um longo tempo de aula, porém, quando o professor utiliza recursos, repertório, sequência de aula de acordo com os interesses e necessidades da criança, tudo fica muito produtivo, encantador e os benefícios são enormes.
 

Qual repertório é utilizado nas aulas?

Para captar a atenção dos bebês e crianças bem pequenas, o ponto de partida é apresentar propostas com temas do universo deles. Nas aulas, as crianças aprendem uma variedade de canções envolvendo a natureza, brinquedos, animais, estações do ano, etc.
Também trabalhamos com músicas eruditas, folclóricas, de outras culturas, utilizando técnicas/metodologias ativas  para que a criança se sinta motivada a querer participar, afinal, o contexto é tão importante quanto o conteúdo.
Não podemos esquecer da visão que a BNCC tem sobre o bebê e as crianças:
 
BNCC reforça a visão da criança como protagonista em todos os contextos que ela faz parte: ela não apenas interage, mas cria e modifica a cultura e a sociedade. Parte-se do pressuposto de que a criança aprende por meio das experiências vividas no contexto escolar. O papel do professor é ser o mediador, que planeja com cuidado os espaços, materiais, propostas que vão captar a atenção do seu aluno para que ele alimente sua mente, e construa sua aprendizagem.

Como já vimos, a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) garante às crianças, 6 direitos: Conviver, brincar, participar, explorar, conhecer-se e expressar-se.


 
Nas aula de música, os bebês  e as crianças bem pequenas  possuem o direito de participar ativamente, seja cantando, tocando, dançando, utilizando brinquedos projetivos, etc. Elas também tem a oportunidade de explorar livremente os materiais sensoriais apresentados, sem intervenção do professor.

O brincar livre sempre é um dos momentos mais esperados. Elas também se expressam através dos gestos e do movimento, socializam nas diversas propostas interativas que acontecem no decorrer da  aula.
 
É essencial que a criança descubra por ela mesma. Se lhe ajudamos a solucionar todas as suas tarefas, lhe tiramos o mais importante para o seu desenvolvimento mental. A criança que consegue algo por meio de experimentos autônomos adquire conhecimentos completamente distintos dos de uma criança a qual é oferecida previamente a solução” - Emmi Pikler.


Segundo Henri Wallon, psigogenista francês, o desenvolvimento da criança ocorre pela maturidade biológica e pela influência do ambiente em que vive.
Os estágios do desenvolvimento, segundo Wallon, são:

- Impulso emocional (0 a 1 ano)
- Sensório motor e Projetivo (1 a 3 anos)
- Personalismo (3 a 6 anos)
- Categorial (6 a 11 anos)
- Puberdade e adolescência (11 anos)

 
Geralmente, as aulas de musicalização são oferecidas para crianças a partir de 6 meses de idade. As aulas do primeiro estágio possuem muitas propostas de interação entre mãe e filho ou em caso de escola regular, educador e bebê . São músicas  que sugerem abraçar, balançar, embalar e proporcionam muito afeto entre o familiar e a criança, que também já demonstra interesse em explorar objetos com as mãos e com a boca. Por isso o professor deve estar muito atento na escolha dos materiais oferecidos, instrumentos musicais para que sejam seguros e interessantes para os bebês.

Assim que começam a andar (estágio sensório-motor), as crianças demonstram interesse por canções que sugerem movimentos, brincadeira de roda, de colo, de mãos, histórias de mãos, canções gestuais . Os momentos de exploração livres também atraem as crianças deste estágio, por isso, o professor pode oferecer maior variedade de instrumentos e objetos sonoros.

Existe uma graduação de estímulos, de objetivos de aprendizagem conforme a faixa etária.
 
 A partir dos 2-3 anos, as aulas de musicalização ampliam o repertório de propostas envolvendo histórias interativas , jogos cantados, atividades de percepção, esquema corporal,  práticas instrumentais com divisão de naipes, etc.

Conhecer os interesses e necessidades das crianças em cada estágio, oferece ao professor maior clareza para planejar e executar as aulas com maior assertividade e flexibilidade, lembrando que  imprevistos as vezes acontecem.
 
 
Na escola regular, a música traz alegria para diversos momentos da rotina  e alimenta os campos de experiência com muita ludicidade. O professor que possui  um repertório de canções vasto, certamente percebe o quanto a música é uma ferramenta poderosa para a integração, motivação das crianças na sala de aula. Os familiares que participam da aula, aprendem propostas para enriquecerem a vida da criança em diversos momentos de sua rotina. Na aula muitas vezes a criança é bem quietinha e observadora, porém em casa, reproduz as brincadeiras e canta trechos das músicas aprendidas.
Cada aula geralmente possui uma temática , com canções, brincadeiras, histórias, para tornar o contexto mais forte. A criança aprende brincando. Cada atividade tem um propósito para estar ali. Não são brincadeiras soltas para apenas entreter a criança. Conhecer sobre desenvolvimento infantil, é fundamental para planejar a aula com fundamento.

A partir da BNCC, os conteúdos precisam estar inseridos em campos de experiências, que não são caixinhas fechadas. Os 5 campos conversam entre si e o objetivo é trazer um contexto forte para que a criança realmente vivencie o conteúdo de forma significativa.
 

1. Eu, o Outro e Nós
 
Um dos objetivos da aula de música é desenvolver a socialização. As crianças participam de canções que utilizam os nomes de cada participante da aula, socializam objetos, participam de brincadeiras de roda, canções em dupla dando as mãozinhas para o coleguinha, etc. Também descobrem que seu corpo produz sons e que estes timbres corporais são instrumentos que podemos utilizar apara acompanhar canções, seja batendo palmas, os pés, batendo na perna, etc.
São canções simples, curtas fáceis de memorizar, que desenvolvem a oralidade e ampliam o repertório de palavra dos pequenos.

É importante o professor entender que existem objetivos de aprendizagem por trás de cada proposta escolhida.
 
 Vejam alguns exemplos de objetivos de aprendizagens das propostas acima:

- Perceber que suas ações têm efeitos nas outras crianças e nos outros (EI01EO01)
- Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente (EI01TS01)
 
Proposta prática - CLIQUE AQUI

 
2. Sons, traços, cores e formas

Instrumentos musicais

Instrumentos musicais são muito utilizados  e são uma das partes da aula de música. São fundamentais para ajudar a criança no desenvolvimento da percepção e da psicomotricidade. Seja tocando, explorando livremente ou participando de uma brincadeira musical, os instrumentos musicais propiciam o refinamento da praxia fina, a coordenação viso-motora, que são fundamentais para o desenvolvimento integral.  


Percepção

Através dos sentidos, a criança conhece o mundo e amplia sua inteligência. Através de histórias e brincadeiras musicais, pesquisas sonoras e momentos de exploração, a criança descobre e reconhece fontes sonoras , que a auxiliam a identificar e conhecer o mundo que a cerca.
Brincando e interagindo com sons diversos, a criança vivencia os elementos musicais de forma natural e se apropria da linguagem musical, se divertindo e ampliando seu repertório e sua leitura do mundo.

Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria sobre os instrumentos que fazem a música.
Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas. Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes
” - Rubem Alves


Proposta prática - CLIQUE AQUI
  
Vejam alguns exemplos de objetivos de aprendizagens das propostas acima:
 
- Explorar diferentes fontes sonoras e materiais para acompanhar brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias (EI01TS03).
- Oportunizar a diversão às crianças através de objetos sonoros (EI02TS02)
- Identificar e criar diferentes sons e reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos (EI02EF02)



Exploração

Os momentos de exploração livre são muito valorizados pelas crianças bem pequenas, onde elas exploram objetos, instrumentos musicais, matérias sensoriais, sem interrupção do adulto, que observa seus alunos com uma escuta atenta:

“Quando uma criança atua por iniciativa e interesse próprio, adquire capacidades e conhecimentos muito mais sólidos que se tratamos de lhe ensinar. É essencial que a criança descubra por ela mesma. Se lhe ajudamos a solucionar todas as suas tarefas, lhe tiramos o mais importante para o seu desenvolvimento mental. A criança que consegue algo por meio de experimentos autônomos adquire conhecimentos completamente distintos dos de uma criança a qual é oferecida previamente a solução.”- Emmi Pikler

- Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente (EI01TS01);
- Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas (EI01ET03).
 


3. Escuta, fala, pensamento e imaginação
 
Na aula, temos o momento da história , onde o professor pode  utilizar elementos surpresas como objetos sonoros (por exemplo), contos utilizando as mãos/gestos, histórias interativas utilizando percussão corporal, onde o corpo se torna um brinquedo sonoro rico e lúdico. Não é obrigatório utilizar história nas aulas, porém é uma ferramenta lúdica poderosa para captar a atenção na criança e ajuda-la no desenvolvimento da percepção.
Vejam alguns exemplos de objetivos de aprendizagens das propostas acima:

- Imitar as variações de entonação e gestos realizados pelos adultos, ao ler histórias e ao cantar (EI01EF05)


Proposta prática - CLIQUE AQUI


4. Corpo, gestos e movimento

Movimento

Nas aulas de música, a criança tem contato com diversos estilos musicais, instrumentos, timbres e gêneros musicais. Muitas propostas utilizam o corpo, gestos e movimento.
Através de brincadeiras de colo, de mãos, de roda, danças, marchas, cirandas,parlendas ou lenga-lengas  a criança apreende o mundo e constrói conceitos facilmente.

Já dizia Aristóteles: “Não há nada no intelecto que não tenha passado pelos sentidos”

Porém a criança precisa querer participar. É muito importante o professor escolher um repertório lúdico que motive a criança a desejar interagir, repetir, para que assim ela construa o conhecimento que ela precisa desenvolver.
- Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras ​(EI02CG01).


Proposta prática - CLIQUE AQUI

Obs.: Com os bebês, as propostas em rodas são muitas vezes realizadas no colo de um adulto.


5. Espaço, tempo, quantidade, relações e transformações

Em cada proposta, o professor deve levar em conta o espaço que tem disponível e como podemos transformá-lo para agregar ainda mais valor para o contexto, para que ele se torne mais impactante. Quanto tempo você terá para a atividade? Na sua aula, você está garantindo os direitos das crianças?
Porque você merece a atenção dos seus alunos? O que este conteúdo que você vai ensinar, agregará na vida dele?
Que transformação você está promovendo com seus alunos, através da sua aula? Essas são algumas perguntas que temos que ter em mente, neste nosso tempo finito.
Para terminar a aula, sempre é interessante fazer um relaxamento com as crianças, para que elas possam desacelerar.

Relaxamento

“São atividades que promovem uma desaceleração gradativa de movimentos, além de propiciar um momento de aconchego, tranquilidade e paz. As canções selecionadas para essa ocasião, quer pelo compasso e andamento, quer pela linha melódica, que tende a linearidade e repetição, sugerem suavidade, singeleza e ternura”- Elvira Drummond

Seja uma história, um relaxamento dirigido, uma música com sons repousantes, o relaxamento é de suma importância na aula de música.


Objetivo de aprendizagem:
- Reconhecer seu corpo e expressar suas sensações em momentos de alimentação, higiene, brincadeira e descanso (EI01EO05).


Proposta prática - CLIQUE AQUI


Considerações finais


A musicalização infantil é uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento infantil. Ela conversa com todos os campos de experiências, garante os direitos de aprendizagem e trabalha objetivos pertinentes a cada faixa etária, desenvolvendo as competências de forma efetiva, principalmente quando o professor é afetivo e conhecedor das necessidades e interesses de cada faixa etária.


Se você quer aprender mais técnicas de musicalização para suas aulas,  repertório e planejamento para estimular bebês e crianças bem pequenas, quero te convidar para participar do meu  PROXIMO CURSO:

Musicalização de Bebês e crianças bem pequenas
 

Os participantes receberão apostila, áudios em MP3, certificado, curso ao vivo e a gravação para assistir todo o conteúdo por mais 2 mês. Para mais informações: 11 97647 6562

Acesse este link para para mais informações sobre o curso -  WhatsApp  - CLIQUE AQUI (Saiba a data do evento, horário, formas de pagamento, etc)

ATENÇÃO: As inscrições do curso se fecharão no dia 28 de maio. A partir desta data, não será mais permitido fazer a inscrição.
 

   “É preciso perceber que os bebês e as crianças não são objetos, mas sujeitos. Precisam de respeito, de relações respeitosas”, Sylvia Nabinger.

 

Agradecimentos


À todas as mães de alunos que gentilmente cederam estas fotos para o artigo, que investem na musicalização Infantil e estimulam seus filhos desde pequenos. À todas elas o meu muito obrigado, e digo que, certamente colherão dos frutos deste trabalho!

Ana, Malu e Lipe Serafim Von Oheimb Hauenschild
(Mãe, filha e filho)

Betina e Peter Gewehr

(Mãe e filho)

Isabel e Olivia Paulino da Costa Tartuci
(Mãe e filha)

Adriana e Ana Luisa Fraiha Garcia
(Mãe e filha)

 

Giselle e Arthur Moura Yamashiro

(Mãe e filho)

Priscila e Theo Munhoz Sabará
(Mãe e filho)

Christiane e Antonella Cervantes
(Mãe e filha)


 

Abraços musicais,

Prof. Débora Munhoz Barboni





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