Como musicalizar bebês e crianças bem pequenas de acordo com a BNCC
Porém a criança precisa querer participar. É muito importante o professor escolher um repertório lúdico que motive a criança a desejar interagir, repetir, para que assim ela construa o conhecimento que ela precisa desenvolver.
- Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras (EI02CG01).
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Obs.: Com os bebês, as propostas em rodas são muitas vezes realizadas no colo de um adulto.
5. Espaço, tempo, quantidade, relações e transformações
Em cada proposta, o professor deve levar em conta o espaço que tem disponível e como podemos transformá-lo para agregar ainda mais valor para o contexto, para que ele se torne mais impactante. Quanto tempo você terá para a atividade? Na sua aula, você está garantindo os direitos das crianças?
Porque você merece a atenção dos seus alunos? O que este conteúdo que você vai ensinar, agregará na vida dele?
Que transformação você está promovendo com seus alunos, através da sua aula? Essas são algumas perguntas que temos que ter em mente, neste nosso tempo finito.
Para terminar a aula, sempre é interessante fazer um relaxamento com as crianças, para que elas possam desacelerar.
Relaxamento
“São atividades que promovem uma desaceleração gradativa de movimentos, além de propiciar um momento de aconchego, tranquilidade e paz. As canções selecionadas para essa ocasião, quer pelo compasso e andamento, quer pela linha melódica, que tende a linearidade e repetição, sugerem suavidade, singeleza e ternura”- Elvira Drummond
Seja uma história, um relaxamento dirigido, uma música com sons repousantes, o relaxamento é de suma importância na aula de música.
Objetivo de aprendizagem:
- Reconhecer seu corpo e expressar suas sensações em momentos de alimentação, higiene, brincadeira e descanso (EI01EO05).
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Considerações finais
A musicalização infantil é uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento infantil. Ela conversa com todos os campos de experiências, garante os direitos de aprendizagem e trabalha objetivos pertinentes a cada faixa etária, desenvolvendo as competências de forma efetiva, principalmente quando o professor é afetivo e conhecedor das necessidades e interesses de cada faixa etária.
Se você quer aprender mais técnicas de musicalização para suas aulas, repertório e planejamento para estimular bebês e crianças bem pequenas, quero te convidar para participar do meu PROXIMO CURSO:
“Musicalização de Bebês e crianças bem pequenas”
Os participantes receberão apostila, áudios em MP3, certificado, curso ao vivo e a gravação para assistir todo o conteúdo por mais 2 mês. Para mais informações: 11 97647 6562
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ATENÇÃO: As inscrições do curso se fecharão no dia 28 de maio. A partir desta data, não será mais permitido fazer a inscrição.
“É preciso perceber que os bebês e as crianças não são objetos, mas sujeitos. Precisam de respeito, de relações respeitosas”, Sylvia Nabinger.
Agradecimentos
À todas as mães de alunos que gentilmente cederam estas fotos para o artigo, que investem na musicalização Infantil e estimulam seus filhos desde pequenos. À todas elas o meu muito obrigado, e digo que, certamente colherão dos frutos deste trabalho!
Ana, Malu e Lipe Serafim Von Oheimb Hauenschild
(Mãe, filha e filho)
Betina e Peter Gewehr
(Mãe e filho)
Isabel e Olivia Paulino da Costa Tartuci
(Mãe e filha)
Adriana e Ana Luisa Fraiha Garcia
(Mãe e filha)
Giselle e Arthur Moura Yamashiro
(Mãe e filho)
Priscila e Theo Munhoz Sabará
(Mãe e filho)
Christiane e Antonella Cervantes
(Mãe e filha)
Abraços musicais,