header


Como brincar em casa com nossas crianças durante o período de quarentena

Publicado em: 11/04/2020

 

Como brincar em casa com nossas crianças utilizando a música e, ao mesmo tempo, ajudá-las em seu desenvolvimento durante este período de quarentena?


Estamos passando por um momento difícil, histórico e cheio de desafios. Um deles, para quem tem filhos, é manter as crianças em casa, sem ter um "surto psicótico" (rsrs). É importante deixar claro, que não é necessário entreter a criança o tempo todo. Os momentos de "tédio" são muito importantes e nós adultos também temos muitas coisas a fazer. Porém, o dia é longo e se nos programarmos, dá tempo sim, para oferecer um tempo de qualidade aos nossos filhos, para que eles terminem essa quarentena (porque este momento vai passar) lembrando o quanto foi divertido ficar com o papai e a mamãe em casa.

É engraçado e curioso como essas atividades tão simples marcam as crianças. As vezes quando pergunto para minha filha ou para um aluno: - O que você mais gosta de fazer com o papai, ou com a mamãe? A resposta sempre envolve brincadeiras. 

Seguem algumas atividades para incluir durante a semana, na rotina da criança. Se gostar do artigo, compartilhe com os amigos!
 

Sugestões de Atividades

1. Histórias  

Escolha histórias com temas nos quais é possível retratar o ambiente sonoro da cena. Histórias com animais estão entre as prediletas dos bebês e crianças da educação infantil, mas explore temáticas diferentes como sons do campo, da praia, da fazenda, diversificando as fontes sonoras, utilizando objetos do dia-a-dia e instrumentos musicais. As histórias devem ser bem curtas e objetivas, para não ficar cansativo aos pequeninos. Os sons do ambiente, quando contextualizados em uma história, tornam a experiência mais significativa e prazerosa. Imite, por exemplo, o som do patinho quando este aparecer, cante uma música que você conheça que seja curtinha sobre “pato”. Utilize gestos e expressões corporais, imite o som do pato nadando na lagoa, enfim, use a criatividade para revelar diferentes ambientes sonoros (do campo, da cidade, de objetos, etc.) através da história, treinando assim a percepção auditiva e a imaginação da criança. São atividades simples, porém eficientes, que oportunizam uma exposição sonora que irá introduzi-los no convívio social. Histórias interativas também são muito divertidas, veja logo abaixo!
 
Receita da massinha utilizada no vídeo acima:
  • 2 copos de farinha de trigo
  • 1/2 copo de sal
  • 1 copo de água
  • 1 colher de chá de óleo
  • Corante alimentício
Faça e utilize na história!

 
 

























História de mãos:
 
Sr. José e Sr. ManéCLIQUE AQUI
Pom Pom PomCLIQUE AQUI

 

 
2. Canções com percussão corporal e danças  

Existem muitas canções que podem ajudar seu filho a entender o significado das palavras e a conexão com as ações. Por exemplo, a música “Palma, palma, palma” induz a criança a bater palmas, “Cabeça, ombro, joelho e pé” explora o esquema corporal. Canções que estimulam a percussão corporal (bater palmas, pés, sons com a boca, etc), movimentos de correr, pular, andar, marchar não apenas trarão momentos divertidos entre vocês, como também contribuirão para o fortalecimento da musculatura, desenvolvimento do senso rítmico, da percepção e da coordenação motora do seu filho.

 
Atividade rítmica c/ sons do corpo e prática c/ xilofoneCLIQUE AQUI
 

A dança abaixo, estimula a expressão e o esquema corporal. Dançar alivia a ansiedade, por isso som na caixa!!!
 Mestre de RodaCLIQUE AQUI
 

Para adquirir a canção: Mestre de Roda (Debora Munhoz Barboni), clique no link abaixo.
CD - Vai Começar vol. 1 CLIQUE AQUI
 




3. Brincadeiras em dupla  

Trabalhar com rimas, parlendas e brincadeiras infantis com as crianças são atividades indispensáveis, pois possibilitam que a criança tenha contato com a linguagem de forma lúdica e prazerosa. Um exemplo é a parlenda que brinca com os dedinhos (Dedo mindinho, seu vizinho, maior de todos, fura bolo, cata piolho...) que conta os dedinhos e que termina tocando o bebê e fazendo cócegas. Os pequenos demonstram entusiasmo com atividades assim.
Brincadeiras de colo, como “Upa, upá cavalinho” são uma das brincadeiras favoritas dos bebês. O adulto pode cantar variando a velocidade da canção, ora mais rápida, ora mais devagar, para que brincando a criança perceba diferentes andamentos. Canções que brinquem de esconder e achar o bebê também estão entre as brincadeiras prediletas. Atividades em duplas, como serra-serra serrador, também são muito interessantes, pois fazem com que a criança vivencie a pulsação da música e ao mesmo tempo interagem de mãos dadas com quem está brincando com ela. São atividades simples e que atraem até os bebês mais pequeninos.

 
Atividade rítmica com copos – CLIQUE AQUI

Para adquirir a cançãoJack in the box (Folclore Americano), clique no link abaixo.
CD Canções para Brincar vol.2CLIQUE AQUI
 


Teatro de Fantoches:
 
A professora Tatiana gravou um vídeo fazendo teatrinho para seus filhos em casa, com a música: O palhacinho (Debora Munhoz Barboni). Além de trabalhar com elementos surpresas, é uma canção que enfatiza a altura do som (grave e agudo). Vejam o vídeo enviado pela querida professora Tati Camargo - CLIQUE AQUI para assistir.
 
Para adquirir a canção: Toc toc palhacinho (Débora Munhoz Barboni), clique no link abaixo.
CD - Vai Começar vol. 1 CLIQUE AQUI
 
 

Caixa Surpresa:
 
Uma proposta que faz o maior sucesso com as crianças, é a canção: “Caixa Surpresa (Debora Munhoz Barboni) que também está no meu CD - Vai Começar vol. 1. Ela atrai a atenção desde bebês a crianças maiores e por ser uma canção que integra músicas conhecidas, traz boas memórias e recordações. Sempre insiro essa canção na volta ás aulas porque ela faz a criança se sentir em um território seguro, conhecido e que trará confiança e alegria entre vocês. O vídeo enviado pela professora Keila Lima, aconteceu na Creche Medalha Milagrosa e encantou os bebês. Essa proposta é encantadora para crianças até 6- 7 anos de idade

Caixa Surpresa – prof. Keila – CLIQUE AQUI
  
Para adquirir a canção: Caixa Surpresa (Débora Munhoz Barboni), clique no link abaixo.
CD - Vai Começar vol. 1 CLIQUE AQUI
 
 

 

4. Repertório a utilizar  

Além do repertório folclórico, atualmente temos uma infinidade de CDs produzidos por professores de música e compositores muito competentes, que muitas vezes lidam com esta faixa etária diariamente e fazem músicas especificas para interação entre pais e filhos. É importante ampliar o repertorio musical do seu filho oferecendo estilos variados, como música clássica, MPB, de outras culturas, etc. Pesquise, converse com um professor de música pedindo indicação de bons materiais e selecione um repertório de qualidade para a educação musical do seu filho.
 
Instrumentos Musicais
 

Apresentar instrumentos de percussão (chocalhos pequenos e leves, clavas, tambores) para que os bebês possam explorar ou acompanhar com canções, também desenvolvem a coordenação fina dos membros superiores, além de, estimular a fala e a percepção para os instrumentos musicais. Os mais adequados, são os da pequena percussão, pois são leves, tem um som curto e preciso, facilitando o trabalho do desenvolvimento da pulsação na música, que é o primeiro aspecto da rítmica a ser estimulada com crianças pequenas. Até os 2 anos principalmente, as crianças costumam levar tudo o que observam na boca (fase oral), portanto, é muito importante que os instrumentos e objetos utilizados na aula estejam limpos, não possam ser engolidos e não tragam risco ao bebê. Assistir um vídeo abraçadinho com seu filho em casa, também é uma ótima alternativa para essa quarentena.

Seguem alguns exemplos de vídeos que gravei, utilizando instrumentos musicais:
 
Instrumentos Musicais para Bebês e Crianças pequenas CLIQUE AQUI
A Linda Rosa Juvenil - CLIQUE AQUI
Caixa Surpresa com canções Folclóricas – CLIQUE AQUI
Atividade de palmas com Seu Lobato – CLIQUE AQUI




5. Construa uma garrafa sensorial com sua criança!!!

As crianças demonstram muito interesse em descobrir, explorar. Desta forma, ela constrói conceitos através da pesquisa, como protagonista, onde o adulto é o mediador que auxilia quando necessário (leve sempre em conta a faixa etária da criança). A garrafa sensorial é um objeto fácil de construir, que acalma a criança e a deixa concentrada para produzir.
 
Construindo Garrafas Sensoriais – CLIQUE AQUI




6. Relaxamento

A história cantada abaixo, trabalha o esquema corporal e prepara a situação para um relaxamento. Assista o vídeo abaixo: Tommy (folclore americano). Pegue um bonequinho para ser o “Tommy” e encene para a criança (teatrinho). Depois deixe que ela seja a protagonista com o bonequinho ou sendo ela mesma o “Tommy” dramatizando de acordo com a letra da canção. Depois, convide a criança a deitar para receber a massagem. O uso de texturas diferentes, como lã, bolinhas de algodão, de madeira, bichinhos de látex, promovem um interesse especial no momento destinado às massagens, sempre conectadas à música. Pincéis com cerdas macias (pincéis de blush, por exemplo), quando passados em cima das sobrancelhas, ao redor do seu rostinho, o acalmam e o preparam para o sono. Os papéis podem ser trocados. Que tal agora o filhinho fazer massagem no pai / mãe?
 

História Cantada com Gestos – CLIQUE AQUI
 
Para adquirir a canção: Tommy (Folclore Americano), clique no link abaixo
CD – Canções para Brincar vol.1CLIQUE AQUI
 


Cantar, dançar, brincar, é só começar! O mais importante é proporcionar a você e seu filho, momentos de prazer e diversão. Faça isso por ele e por você mesmo. Desta forma ele vai perceber como é divertido cantar e estar com você, e naturalmente, laços afetivos recheados de boas lembranças serão construídos, de uma forma natural e eficiente, no conforto da sua casa.
 

Depois disso voltará ao preço normal. Aproveite! Oferta nunca vista anteriormente no site!
 
Até a próxima,
 
Abraços musicais!

Debora Munhoz Barboni



 




Copyright© 2025 Cantinho da Música. Todos os direitos reservados